• Art Eco Brasil

Porque Damos Presentes

Dar presentes tem sido uma longa tradição que vem de milhares de anos. Como seres humanos, somos criaturas sociais que apreciam a companhia um do outro e expressam nossos sentimentos através da doação de presentes. Seja uma expressão de amor verdadeiro, apreciação de um trabalho bem feito ou apenas para mostrar nossa gratidão por ter alguém como amigo, a entrega de presentes está enraizada em nosso DNA.

Para entender por que estamos tão apaixonados por dar presentes, é importante voltar no tempo para encontrar as origens dessa forma única de expressão que nos torna tão humanos.


Origens da doação de presentes

A entrega de presentes pode ser uma das mais antigas atividades humanas. Mesmo na cultura primitiva dos homens das cavernas, a entrega de presentes era bastante comum, pois era usada para mostrar amor e carinho um pelo outro. Dar presentes também foi inferida como um símbolo de status quando líderes de tribos ou clãs mostravam seu apreço pelas contribuições daqueles que fizeram parte de uma conquista importante.

Seja uma rocha de formato incomum, um dente de um animal, a casca de uma árvore ou algum outro item de origem natural, a entrega de presentes era certamente um comportamento comum muito antes de nos tornarmos uma civilização avançada. À medida que as ferramentas foram sendo desenvolvidas, os presentes começaram a se tornar mais elaborados, por exemplo, buracos foram perfurados em dentes e pedras de animais para que pudessem ser exibidos em colares e muitos outros objetos também foram confeccionados.

Mais tarde, durante a era egípcia, os presentes foram dados principalmente aos seus faraós que construíram pirâmides enormes para armazenar suas riquezas para a vida após a morte e produziram ídolos para apoiar suas crenças na adoração de ídolos. Nos tempos romanos, as pessoas se apresentavam com fichas de boa sorte, que duravam séculos e mais tarde influenciavam toda a civilização ocidental em diante. Tais símbolos de boa sorte foram usados ​​como presentes para levar favores e mostrar lealdade, o que ainda é o caso hoje.

Na era medieval, os presentes eram usados ​​para garantir o favor pessoal do rei ou mostrar lealdade em tempos de guerra. Além disso, presentes pessoais de noivos eram dados como dotes que variavam de moedas a metais preciosos a um rebanho de gado, cabras ou ovelhas. Em muitas culturas, dotes e outras expressões semelhantes ainda existem hoje.

Hoje, o presente ainda faz parte da nossa cultura cotidiana e define quem somos e a mensagem que queremos enviar com o presente. Presentes são dados para todas as ocasiões e celebrações e são um meio de nos comunicarmos e de nos expressarmos.


A psicologia por trás da doação de presentes

Hoje, a oferta de presentes está espalhada por todas as culturas ao redor do mundo, desde comemorar aniversários, oferecer boa sorte, felicidades por melhorar, mostrar amor e carinho ou apenas agradecer. Presentes são dados a familiares, amigos, pessoas com quem trabalhamos e até vizinhos. Existem grandes indústrias dedicadas à criação e venda de presentes que permitem que as pessoas, mesmo nos momentos mais movimentados, encontrem o tipo certo de presente para dar a alguém por várias razões e ocasiões diferentes.

A psicologia de por que a oferta de presentes é tão gratificante é simples, permitindo que as pessoas se conectem. Quem dá um presente expressa seus sentimentos e emoções enviando um presente com a esperança de poder compartilhá-los com quem recebe o presente. O receptor do presente, por sua vez, recebe sentimentos e emoções e, com isso, é feita uma conexão. Estabelecer conexões com as pessoas ao nosso redor nos dá um senso de propósito e um sentimento de satisfação. Esse sentimento é aquele que ilumina a alma e traz à tona o melhor de nós. Existe um velho ditado "é melhor dar do que receber" e tem um significado especial, especialmente quando se realiza os benefícios que isso proporciona a quem dá.


Por que é importante dar presentes?

Ao longo dos anos, houve uma quantidade considerável de pesquisas sobre os sentimentos de bem-estar que ocorrem quando damos presentes àqueles com quem nos preocupamos. Desde os dias dos homens das cavernas, a doação de presentes tem sido recompensadora, o que pode ser a razão pela qual ela passou no teste do tempo. Aqui estão algumas razões pelas quais:

Sentimo-nos felizes: Simplificando, a entrega de presentes pode fazer a pessoa se sentir mais feliz consigo mesma e com a pessoa que recebeu o presente. Nos estudos, quando as pessoas eram solicitadas a dar presentes como parte de um experimento, o resultado era que as pessoas realmente se sentiam melhores e mais felizes com suas próprias vidas.

Melhorar o estado de espírito: as pesquisas sugerem que dar presentes pode melhorar o estado de espírito de uma pessoa. Se dar um presente faz você se sentir mais feliz com um senso de propósito, isso pode inevitavelmente melhorar seu estado de espírito.

Maior conexão social: Ao dar um presente, você não apenas expressa seus sentimentos, mas também cria uma conexão mais forte com essa pessoa. Não apenas a pessoa que recebe o presente se sente mais próxima do doador, mas vice-versa também. Essa maior conexão social também significa uma melhoria no estado de ser e também na felicidade geral.

É contagioso: quando uma pessoa começa a dar presentes, não apenas o destinatário se torna mais propenso a dar, como também as pessoas à sua volta que vêem esse ato. Isso se deve em parte à liberação das endorfinas, que não apenas beneficiam o doador, mas também são sentidas por quem recebe e vê o ato de doar.


2 visualizações

© 2020 por ArtEcoBrasil.  CPF/CNPJ: 37.437.786/0001-19 - Rua José Zanine Caldas 102  Rio de Janeiro - RJ - pedidoarteco@gmail.com

  • RSS ícone social
  • Pinterest
  • Facebook ícone social
  • Instagram
0